A revitalização Urbana do Porto Maravilha se alinha aos grandes projetos de regeneração urbana de antigas regiões portuárias no mundo inteiro.
No sucesso desses acontecimentos foi solicitado a elaboração de um MasterPlan para revitalização da a área hoje ocupada pelo Píer Mauá. Essa área é basicamente identificada pelos quatro primeiros armazéns, o prédio das docas, do Touring além do terreno atrás dos galpões 3 e 4. O grande desafio era a modernização do terminal marítimo de passageiros visando a atender a demanda crescente de usuários, com a dificuldade deles serem tombados.
No programa está previsto um Centro Cultural no prédio tombado do Touring, um Centro de Convenções, a revitalização ao longo dos armazéns 1 e 2, que incluirá uma parte para eventos, de frente para a Avenida Rodrigues Alves, e outra contemplará os restaurantes, com vista para a Baía de Guanabara. Os armazém 3 e 4 foram destinados para abrigar o terminal de passageiros marítimo no qual serão construídos dois píeres em paralelo, permitindo o atracamento de até seis navios de grande porte simultaneamente. Partindo do terminal, uma passarela levará os usuários direto a um Shopping Center, localizado no terreno anexo - onde está prevista a construção de três torres de 30 pavimentos cada.