O Centro de Controle Operacional, localizado na intercessão das Avenidas das Américas e Ayrton Senna, Zona Oeste do Rio de Janeiro, é o ponto central da operação, responsável pelo planejamento, gestão da operação e pela recepção de todos os dados operacionais, bem como a supervisão da segurança do Sistema BRT.
O projeto arquitetônico foi idealizado para abrigar técnicos de diversas áreas com capacidade de obter informações, em tempo real, de tudo o que acontece em cada ponto dos BRTs.
O diferencial do projeto, instalado no Terminal Alvorada, são as paredes verde, nos lados norte e oeste, formando um belo jardim vertical. Na estrutura, duas sacadas proporcionam um panorama da movimentação: de um lado, os operadores podem ter uma visão integral de todo o terminal, do outro a entrada dos usuários.
O prédio do CCO teve sua obra certificada com o selo Alta Qualidade Ambiental (AQUA) pela Fundação Vanzolini. Trata-se de um empreendimento sustentável que contempla sistema de captação e reuso de águas de chuva, iluminação 100% em LED, acústica especial, otimização do sistema de climatização, reduzindo consumo de energia e tratamento de resíduos.