As Estações de Integração de Corrêas e Itaipava foram as primeiras do Estado do Rio de Janeiro e fizeram parte de um projeto maior de transportes que possibilitou a implantação definitiva da tarifa única no município de Petrópolis. A proposta foi a transformação de todo o sistema de ônibus do município, utilizando o sistema tronco–alimentador. Para isso foi necessária a construção de dois terminais de transbordo em pontos estratégicos, que foram os distritos de Itaipava e Corrêas.
A proposta da arquitetura dos terminais era que além de atender as demandas previstas, a sua arquitetura se adaptasse ao estilo existente nesses distritos. Em ambos foram previstas plataformas únicas que atendessem tanto os alimentadores como os troncais. Além da plataforma, foram projetados sanitários, bilheteria, administração e castelo d`água.
Toda essa integração significou inúmeras vantagens e benefícios:
Foram inaugurados em meados de 1992, sendo então Petrópolis a terceira cidade do país a implantar o sistema tronco-alimentador. A inauguração destes terminais pelo então prefeito Paulo Gratacós, proporcionou todo o desenvolvimento dessa região.