O transporte Lacustre de Passageiros que poderá ser implantado na baixada de Jacarepaguá abrangerá as lagoas da Tijuca, de Camorim e a de Jacarepaguá, atendendo núcleos populacionais hoje desenvolvidos em toda a área da Barra da Tijuca, e situados principalmente às margens das Lagoas.
O processo de desenvolvimento urbano da Zona Oeste do Rio de Janeiro caracterizado pelo uso excessivo do carro resultou em vias hoje completamente saturadas. Com a implantação dos BRT’s houve uma melhora significativa no transporte coletivo, entretanto implantar um transporte alternativo (transporte lacustre) é de vital importância para toda área da baixada de Jacarepaguá, pois auxiliará nos deslocamentos internos da Barra da Tijuca servindo de alimentador e integrando com os demais modais.
A proposta é a implantação do transporte lacustre, com linhas expressas e paradoras e com dois tamanhos de embarcação: uma com capacidade de 80 a 100 passageiros e outra com a sua capacidade entre 150 a 200 passageiros - de acordo com demanda a ser calculada. Essas embarcações poderão ser do tipo Hovercraft - que oferecem uma solução para o transporte em superfícies difíceis, sendo uma ótima alternativa para implantação imediata, sem a necessidade de esperar a limpeza e a despoluição das lagoas.